Membros do Comité científico

A seleção dos Casos Clínicos será da exclusiva responsabilidade do Comité Científico que, de forma independente da MSD e num processo totalmente anonimizado, fará a seleção dos Casos Clínicos suscetíveis de reconhecimento.

Dra. Ana Lebre

Infeciologista do Instituto Português de Oncologia do Porto.

Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, com a especialidade de Doenças Infecciosas.

Atividade clínica assistencial no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO Porto). Direção Nacional do Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA/DGS). Autora e coautora de vários artigos, capítulos de livros e outras publicações científicas, revisor de revistas científicas, preletor e moderador em várias conferências, de âmbito nacional e internacional.

Prof. Doutor Aníbal Ferreira

Professor Associado de Medicina da Nova Medical School – Faculdade de Ciências Médicas, Lisboa-Portugal.

Regente da Unidade Curricular: Introdução à Prática Clínica da Nova Medical School – Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa.

Chefe de Serviço de Nefrologia no Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Central. Presidente da Sociedade Portuguesa de Nefrologia, no seu segundo mandato.

Prof. Doutor Manuel Abecasis

Diretor, Departamento de Hematologia, Instituto Português de Oncologia, Lisboa.

Introduziu a transplantação de medula óssea em Portugal em 1987. Desde então tem sido responsável pelo respetivo programa, à exceção de um intervalo entre 2001-02, em que foi Presidente do conselho de Administração do IPO.

Presidente do colégio de especialidade de Hematologia Clínica da Ordem dos Médicos. Consultor médico do registo português de Dadores de Medula Óssea (CEDACE) e presidente da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL). Foi agraciado com o grau de Grande Oficial da Ordem de Mérito e distinguido com as medalhas de mérito do Ministério da Saúde e da Ordem dos Médicos.